Desenvolvimento e Avaliação de Material Web para o Ensino de Decimais Utilizando Exemplos Incorretos

Autores

  • Seiji Isotani Universidade de São Paulo (ICMC-USP)
  • Bruce McLaren Carnegie Mellon University

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.21929

Palavras-chave:

exemplos incorretos, aprendizagem de matemática, decimais

Resumo

O uso de exemplos incorretos como ferramenta pedagógica ainda é um assunto controverso. Muitos professores são ambivalentes e, até mesmo, hostis quanto ao seu uso. No ensino de matemática, este sentimento persiste. Poucos professores ensinam utilizando exemplos incorretos. Contudo, pesquisadores na área de educação matemática vêm demonstrando que a discussão de conceitos utilizando erros incentiva a reflexão e a construção do conhecimento. Devido a esta polêmica, existe uma lacuna de material didático que utiliza esta abordagem. Dessa forma, este trabalho possui dois objetivos principais. O primeiro é desenvolver material Web que utiliza exemplos incorretos para ensinar matemática; com foco no conceito de decimais. O segundo é investigar os benefícios (ou malefícios) deste material. Foi conduzido um estudo com 429 alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas dos EUA para avaliar o impacto deste material na aprendizagem de decimais. Os resultados indicam um significativo aumento na aprendizagem dos alunos, dando mais evidências a favor do uso de exemplos incorretos para ajudar a aprendizagem de matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-28

Como Citar

ISOTANI, S.; MCLAREN, B. Desenvolvimento e Avaliação de Material Web para o Ensino de Decimais Utilizando Exemplos Incorretos. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21929. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21929. Acesso em: 28 mar. 2024.