REDES SOCIAIS NA INTERNET: AMBIENTE PESSOAL DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Gilmara Teixeira Barcelos PGIE/UFRGS, IF/Fluminense
  • Liliana Maria Passerino PGIE/UFRGS
  • Patricia Alejandra Behar NUTED-PGIE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.21902

Palavras-chave:

Formação de professores, Tecnologias, Redes Sociais na Internet.

Resumo

A formação de professores requer participação, interações, troca de experiências, cooperação, consideração do contexto e dos saberes docentes. Nesse sentido, as Redes Sociais na Internet (RSI), enquanto um Personal Learning Environment – PLE (Ambiente Pessoal de Aprendizagem) tem grande potencial para apoiar o processo de formação. Essas redes, geralmente, usadas para conhecer pessoas, compartilhar fotos, vídeos e comentários podem também, representar um importante recurso de apoio à formação continuada de professores presenciais ou não. Nesta perspectiva, apresenta-se a formação T-PROIM (Tecnologias na Prática docente de pROfessores Iniciantes de Matemática) vivenciada com professores iniciantes de Matemática com o apoio de uma RSI. Essa visa a contribuir para integração das tecnologias digitais à prática docente de professores. No presente artigo, discutem-se a formação de professores, as RSI e o PLE, descrevem-se a formação T-PROIM, a plataforma Elgg e a rede social que apoia a formação. Além disso, apresentam-se os caminhos metodológicos da pesquisa e a análise preliminar da formação. Finalizando, tecem-se algumas considerações sobre a formação e apresentam-se formas de continuidades do estudo realizado.

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Publicado

2011-07-28

Como Citar

BARCELOS, G. T.; PASSERINO, L. M.; BEHAR, P. A. REDES SOCIAIS NA INTERNET: AMBIENTE PESSOAL DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES DE MATEMÁTICA. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21902. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21902. Acesso em: 28 mar. 2024.