Avaliando a usabilidade do Tinkercad para o ensino de robótica na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.149318Palavras-chave:
Robótica educacional, Tinkercad, Usabilidade, Educação básicaResumo
A Robótica Educacional tem se mostrado uma estratégia eficaz para desenvolver habilidades como lógica, programação e resolução de problemas. Nesse contexto, o Tinkercad destaca-se por sua interface intuitiva e recursos que permitem a prototipagem de circuitos eletrônicos e programação de forma interativa. Apesar de sua ampla adoção, ainda são escassos os trabalhos sobre sua avaliação na perspectiva de alunos da Educação Básica. Este trabalho descreve um estudo de caso com 43 alunos do Ensino Médio, participantes de um projeto de extensão, cujo objetivo é avaliar a usabilidade do Tinkercad por meio da System Usability Scale (SUS). Os resultados indicam média de 79,30 na SUS, classificada como “boa” usabilidade, embora parte dos participantes tenha relatado necessidade de suporte técnico, ressaltando a importância de estratégias de acompanhamento para ampliar a autonomia dos estudantes e promover a inclusão digital.
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