Hardware Dungeons: jogo não digital para auxiliar no ensino de arquitetura de computadores

Autores

  • Emersom Correa Coelho Filho IFMA/Campus São João dos Patos
  • Robert Kauan Barros de Aguiar IFMA/Campus São João dos Patos
  • Thiago Reis da Silva IFMA/Campus São João dos Patos

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.149314

Palavras-chave:

Jogos, Arquitetura de Computadores, Não Digital

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento e a aplicação do jogo não digital Hardware Dungeons como recurso para o ensino da disciplina de Arquitetura de Computadores (AC). O jogo foi aplicado em uma turma de 15 estudantes de um curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores, durante um semestre letivo. Buscando sanar a dificuldade comum de compreensão dos conteúdos dessa disciplina, o jogo foi estruturado com base em missões, personagens e desafios que representam os principais conceitos de AC, como memória RAM, CPU e barramentos. A metodologia empregada foi de natureza aplicada, com abordagem descritiva e quantitativa, utilizando um questionário baseado no modelo MEGAA+. Os resultados indicaram engajamento, colaboração e satisfação por parte dos estudantes. A maioria recomendou o jogo para outras turmas, sugerindo seu potencial como ferramenta educacional.

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Publicado

2025-08-06

Como Citar

COELHO FILHO, Emersom Correa; AGUIAR, Robert Kauan Barros de; SILVA, Thiago Reis da. Hardware Dungeons: jogo não digital para auxiliar no ensino de arquitetura de computadores. RENOTE, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 440–450, 2025. DOI: 10.22456/1679-1916.149314. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/149314. Acesso em: 28 ago. 2025.

Edição

Seção

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem