Hardware Dungeons: jogo não digital para auxiliar no ensino de arquitetura de computadores
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.149314Palavras-chave:
Jogos, Arquitetura de Computadores, Não DigitalResumo
Este artigo apresenta o desenvolvimento e a aplicação do jogo não digital Hardware Dungeons como recurso para o ensino da disciplina de Arquitetura de Computadores (AC). O jogo foi aplicado em uma turma de 15 estudantes de um curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores, durante um semestre letivo. Buscando sanar a dificuldade comum de compreensão dos conteúdos dessa disciplina, o jogo foi estruturado com base em missões, personagens e desafios que representam os principais conceitos de AC, como memória RAM, CPU e barramentos. A metodologia empregada foi de natureza aplicada, com abordagem descritiva e quantitativa, utilizando um questionário baseado no modelo MEGAA+. Os resultados indicaram engajamento, colaboração e satisfação por parte dos estudantes. A maioria recomendou o jogo para outras turmas, sugerindo seu potencial como ferramenta educacional.
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