Systematic literature review on Inclusive Education and Assistive Technologies: Educational Development of Children with Autism
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.149232Palavras-chave:
Assistive technologies, Autism spectrum disorder, Inclusive education, Inclusive pedagogical practices, Inclusive strategiesResumo
Inclusive education, combined with assistive technologies, offers a promising direction to support the educational development of children with ASD. Designing an environment adapted to their needs makes these approaches favorable for academic learning, as well as contributing to the social and emotional development of these children. The purpose of this article is to present a Systematic Literature Review (SLR) using the StArt tool, on inclusive education and assistive technologies for autistic children in the school context, with the aim of understanding the data and synthesis of existing academic studies and research that address the effectiveness, impact and best practices in the use of assistive technologies to support the education of autistic children in inclusive environments. Using the time frame of the last ten years (2013-2022) of research related to this topic. 223 relevant articles were identified in pre-selected scientific databases, and after applying inclusion and exclusion criteria, 10 articles were selected for more detailed analysis, considering the proposal of this review
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).