Mapeamento sistemático de softwares para regulação da aprendizagem voltados ao desenvolvimento de competências profissionais

Autores

  • Isabella Cristina de Sá Novaes Leal IFSertãoPE
  • Felipe Omena Marques Alves CIn/UFPE
  • Alex Sandro Gomes CIn/UFPE
  • Aluísio José Pereira CIn/UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.149228

Palavras-chave:

mapeamento sistemático, regulação da aprendizagem, competências profissionais

Resumo

Neste artigo, realizamos um mapeamento sistemático com o objetivo de identificar softwares que contribuem para a promoção da regulação da aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento de competências profissionais. Foram selecionados 21 artigos científicos, nos quais os softwares identificados foram classificados quanto ao tipo, à disponibilidade e à finalidade educacional. A análise dos estudos revelou que, em diversas situações, as regulações compartilhadas favorecem o desenvolvimento da autorregulação por parte dos aprendizes. Além disso, constatamos que o processo de regulação da aprendizagem está mais relacionado à atuação ativa do aprendiz do que aos recursos funcionais oferecidos pelos softwares. Assim, apresentamos contribuições relevantes para a prática da regulação da aprendizagem, com ênfase no aprimoramento de habilidades e competências profissionais.

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Publicado

2025-08-06

Como Citar

LEAL, Isabella Cristina de Sá Novaes; ALVES, Felipe Omena Marques; GOMES, Alex Sandro; PEREIRA, Aluísio José. Mapeamento sistemático de softwares para regulação da aprendizagem voltados ao desenvolvimento de competências profissionais. RENOTE, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 204–217, 2025. DOI: 10.22456/1679-1916.149228. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/149228. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem mediados por computador