Projetando um Sistema Web com Dashboards para Promover a Divulgação de Conhecimento e Resultados de Pesquisas na Educação
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.145003Keywords:
Projeto de Pesquisa Educacional, Sistema Web, Dashboard, Projeto de InterfaceAbstract
O acompanhamento contınuo de projetos de pesquisa de ensino é útil para avaliar seu progresso de maneira transparente e apoiar a tomada de decisões. Embora as agencias financiadoras e os interessados tenham acesso aos resultados de projetos de pesquisa por meio de relatórios, uma apresentação mais dinâmica pode ajudar na apropriação desses resultados pela sociedade civil. Nesse sentido, dashboards são ferramentas que utilizam interação e apresentação visual para exibir indicadores e métricas, melhorando a compreensão dos dados. Este artigo descreve: (a) a aplicação de técnicas de interação humano-computador para definir as funcionalidades de um sistema web com dashboards para apresentar os resultados de pesquisas educacionais; e (b) o design, implementação e avaliação deste sistema. O sistema proposto foi instanciado para o projeto de pesquisa educacional Cientistas de Alcântara, sendo replicável em outros projetos, facilitando o entendimento dos objetivos, metodologia e resultados alcançados.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).