TEA HelpBot – Avaliação de um Assistente Pedagógico Conversacional no Ensino de Matemática para Estudantes Autistas das Series Finais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.144984Palavras-chave:
Assistente Pedagógico Conversacional, TEA, Inteligência Artificial, Educação Matemática, Ambiente Virtual de AprendizagemResumo
Este artigo apresenta o desenvolvimento, implementação e avaliação do TEA HelpBot, um assistente pedagógico conversacional integrado ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, projetado para auxiliar estudantes autistas na aprendizagem de matemática das series finais do Ensino Fundamental. O assistente utiliza inteligência artificial para fornecer suporte individualizado, evitando fornecer respostas diretas. O estudo apresenta uma contextualização dos desafios educacionais enfrentados por estudantes com TEA e destaca a importância de tecnologias inclusivas no ensino. A metodologia inclui critérios de acessibilidade, uso de Inteligência Artificial com ajustes personalizados e testes com 13 estudantes autistas. O estudo tambem avaliou a precisão das respostas e sua eficácia nos diálogos. Resultados apontam que o TEA HelpBot melhorou o engajamento, aumentando a taxa de respostas corretas e reduzindo perguntas sem resposta. Eles também indicam que, mesmo em fase inicial, o potencial da ferramenta para promover a inclusão educacional e sugerem aprimoramentos futuros para expandir sua aplicação a outras disciplinas e contextos.
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