Efeitos da introdução às plataformas Low Code e No Code a estudantes do Ensino Médio Integrado através de um Hiperdocumento

Autores

  • Marcelo Luiz Pereira IFRS
  • Raquel Salcedo Gomes UFRGS
  • José Valdeni De Lima UFRGS
  • Leandro Krug Wives UFRGS
  • Gabriela Sanders da Silva UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.144970

Palavras-chave:

Plataformas No Code, Low Code, Hiperdocumento, Ensino Médio Integrado, Informática na Educação, Aprendizagem de Desenvolvimento de Software

Resumo

Este artigo investiga o uso de um hiperdocumento como ferramenta didática para introduzir plataformas Low Code e No Code a estudantes do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico. Por meio do desenvolvimento de um hiperdocumento interativo, utilizando recursos multimídia, buscou-se apresentar diferentes plataformas, seus objetivos, níveis de dificuldade, funcionalidades e capacidades. A ferramenta desenvolvida foi utilizada em intervenções didáticas em 2 turmas, totalizando 31 estudantes, durante o período de duas semanas, de forma intermitente, para navegação, estudo e trocas dialógicas entre as turmas e o professor. Após as intervenções, informações sobre as percepções dos estudantes acerca das plataformas Low Code e No Code foram coletadas por meio de um questionário. Os resultados apontam que 91% dos participantes teriam interesse em aprender mais sobre essas plataformas, após interagirem com o hiperdocumento. A análise preliminar dos resultados permite considerar que as abordagens Low Code e No Code podem democratizar o desenvolvimento de software e a criação de aplicações, promovendo a autonomia no aprendizado tecnológico, ao despertar o interesse dos estudantes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-01-06

Como Citar

PEREIRA, M. L.; GOMES, R. S.; LIMA, J. V. D.; WIVES, L. K.; SILVA , G. S. da. Efeitos da introdução às plataformas Low Code e No Code a estudantes do Ensino Médio Integrado através de um Hiperdocumento . RENOTE, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 68–79, 2025. DOI: 10.22456/1679-1916.144970. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/144970. Acesso em: 24 jun. 2025.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem mediados por computador