Ensino pela pesquisa: compreensões e práticas docentes apoiadas por tecnologias digitais

Autores

  • Aline Rodrigues Vargas UFRGS
  • Rosane Aragón UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.144968

Palavras-chave:

Pesquisa, Tecnologias Digitais, Fazer e Compreender

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender o processo de ação-reflexão dos professores sob a metodologia do ensino pela pesquisa utilizando as tecnologias digitais na perspectiva epistemológica do fazer e compreender. Para tanto, utilizamos como metodologia o estudo de caso, a fim de elucidar como ocorreu o desenvolvimento destas práticas junto aos docentes. Na análise do estudo, apresentamos as concepções e práticas iniciais, intermediárias e atuais dos sujeitos organizados em uma linha do tempo da construção da metodologia do ensino pela pesquisa na escola. Além disso, identificamos as habilidades desenvolvidas neste percurso utilizando as tecnologias digitais. Os resultados obtidos neste estudo de caso evidenciaram que o uso das tecnologias digitais permitiu que os professores alcançassem níveis mais articulados de entendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-01-06

Como Citar

VARGAS, A. R.; ARAGÓN, R. Ensino pela pesquisa: compreensões e práticas docentes apoiadas por tecnologias digitais. RENOTE, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 46–56, 2025. DOI: 10.22456/1679-1916.144968. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/144968. Acesso em: 24 jun. 2025.

Edição

Seção

Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador