Curso de Licenciatura em Matemática a Distância Uma Síntese do Projeto Pedagógico

Autores

  • João Artur de Souza
  • Elton Luiz Vergara Nunes
  • Gertrudes Aparecida Dandolini
  • Luiz Alberto Brettas

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13815

Palavras-chave:

Ensino a Distância, Matemática, Projeto Pedagógico

Resumo

A proliferação de ofertas de cursos a distância no Brasil, em nível de pósgraduação
em instituições públicas e diversos cursos de graduação em instituições
privadas, levou o Ministério da Educação a estabelecer regras para o credenciamento
de instituições para a oferta de cursos a distância com diploma reconhecido. Este
credenciamento não é dado genericamente à Instituição, mas com base na avaliação de
oferta em cursos concretos na graduação. A UFPel recebeu seu credenciamento no
final de 2004 com base no Projeto Pedagógico e oferta do Curso de Licenciatura em
Matemática a Distância, cujo início está previsto para o segundo semestre letivo de
2005. Neste trabalho, apresentamos o Projeto deste Curso e suas peculiaridades.
Trata-se de uma iniciativa de uma equipe de professores que aceitou o desafio imposto
pela demanda social da região sul do Rio Grande do Sul, bem como da nova realidade
da educação em nosso país e no mundo. A Universidade precisa assumir seu papel de
facilitadora do acesso ao conhecimento científico a todos, e buscar diferentes formas de
alcançar esse propósito. O Curso de Licenciatura em Matemática a Distância é uma
resposta dada para essa realidade.

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Publicado

2005-06-16

Como Citar

SOUZA, J. A. de; NUNES, E. L. V.; DANDOLINI, G. A.; BRETTAS, L. A. Curso de Licenciatura em Matemática a Distância Uma Síntese do Projeto Pedagógico. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13815. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13815. Acesso em: 28 mar. 2024.