Uma proposta de padrão de metadados para objetos de aprendizagem de museus de ciências e tecnologia

Autores

  • Ana Carolina Bertoletti De Marchi UFRGS
  • Antônio Carlos da Rocha Costa UCPel

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13660

Palavras-chave:

objetos de aprendizagem, metadados e padrões de metadados para museus

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de padrão de metadados para objetos de aprendizagem de museus de ciências e tecnologia. Os museus estão entre os espaços educacionais que contribuem para o crescimento de novas fontes eletrônicas de informações voltadas para a
aprendizagem. De modo a disponibilizar tais informações ao público internauta e possibilitar também a troca entre instituições, estão sendo implantados em museus ao redor do mundo padrões de metadados. A maioria dos padrões já desenvolvidos não tem como principal preocupação a criação de metadados para a aprendizagem. Como o objetivo deste trabalho é promover a aprendizagem através das informações
disponíveis nos museus, este artigo irá apresentar uma proposta de um padrão de metadados para descrever os objetos de aprendizagem de museus. O padrão denomina-se paDrão de metAdados para objeTos de Aprendizagem de Museus de Ciências e Tecnologia - DATA/MCT e está sendo atualmente validado no Museu Zoobotânico Agusto Ruschi.

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Publicado

2004-03-25

Como Citar

MARCHI, A. C. B. D.; COSTA, A. C. da R. Uma proposta de padrão de metadados para objetos de aprendizagem de museus de ciências e tecnologia. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 2, n. 1, 2004. DOI: 10.22456/1679-1916.13660. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13660. Acesso em: 28 mar. 2024.