FERRAMENTA PARA ESTIMAR A PROFICIÊNCIA DE INDIVÍDUOS BASEADA NA TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM

Autores

  • Luís Carlos Costa Fonseca Programa de Pós-graduação em Engenharia da Computação e Sistemas – Universidade Estadual do Maranhão – UEMA
  • Lidinalva de Almada Coutinho Programa de Pós-graduação em Engenharia da Computação e Sistemas – Universidade Estadual do Maranhão – UEMA
  • Lanylldo Araujo dos Santos Programa de Pós-graduação em Engenharia da Computação e Sistemas – Universidade Estadual do Maranhão – UEMA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.41680

Palavras-chave:

Teoria de Resposta ao Item, Proficiência, Habilidades.

Resumo

Neste artigo, apresentam-se os resultados parciais de uma pesquisa no âmbito da avaliação educacional, com o objetivo de propor uma ferramenta computacional baseada na Teoria de Resposta ao Item, que permita verificar a proficiência de indivíduos. O trabalho em epigrafe é um recorte da pesquisa realizada para a dissertação de mestrado, que tem como problemática central compreender ―Como avaliar as competências e habilidades dos discentes do curso de Matemática, do CESC/UEMA,
utilizando uma ferramenta computacional que identifique as habilidades dos alunos e forneça um feedback como suporte para a aprendizagem, de acordo com as dificuldades encontradas no teste, empregando técnicas da Teoria de Resposta ao Item (TRI)‖.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-30

Como Citar

FONSECA, L. C. C.; COUTINHO, L. de A.; SANTOS, L. A. dos. FERRAMENTA PARA ESTIMAR A PROFICIÊNCIA DE INDIVÍDUOS BASEADA NA TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41680. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41680. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos