Metaversos e laboratórios virtuais – possibilidades e dificuldades

Autores

  • Marcelo Augusto Rauh Schmitt UFRGS
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14577

Palavras-chave:

laboratório, metaverso, cursos tecnológicos e colaboração

Resumo

Este artigo analisa a utilização do paradigma dos metaversos para a criação de laboratórios virtuais. Parte do princípio de que cursos de engenharia e cursos profissionais de áreas tecnológicas não podem prescindir de práticas pedagógicas em
laboratórios e que, portanto, para tais cursos serem ofertados à distância, estas atividades devem estar presentes. O paradigma do metaverso é apresentado como uma alternativa viável para a implementação de laboratórios virtuais que propiciem efetividade na aprendizagem semelhante à dos laboratórios presenciais. Tal idéia é sustentada pela possibilidade de construção de dispositivos virtuais em um ambiente imersivo que permite a comunicação e a colaboração entre todos os envolvidos na
atividade laboratorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-06

Como Citar

SCHMITT, M. A. R.; TAROUCO, L. M. R. Metaversos e laboratórios virtuais – possibilidades e dificuldades. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14577. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14577. Acesso em: 28 mar. 2024.