Em direção a Educação Ubíqua: aprender sempre, em qualquer lugar, com qualquer dispositivo

Autores

  • Débora Nice Ferrari Barbosa UNILASALLE
  • Dirléia Fanfa Sarmento UNILASALLE
  • Jorge Luis Victória Barbosa UNISINOS
  • Cláudio Fernando Resin Geyer UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14492

Palavras-chave:

educação ubíqua, consciência do contexto, ambientes de educação ubíqua

Resumo

A computação ubíqua visa atender pró-ativamente às necessidades dos usuários, atuando de forma invisível (background). Este cenário permite o desenvolvimento de ambientes voltados à educação ubíqua, onde a mobilidade do aprendiz e a percepção dos elementos que estão em seu entorno (contexto) são parte do processo educativo. Esse trabalho apresenta o GlobalEdu, uma infra-estrutura para suporte a processos educacionais direcionado à educação ubíqua. O sistema é composto de Módulos Educacionais e de um Agente Pedagógico, que acompanha o aprendiz, assistindo on processo educacional, independente do dispositivo de acesso. O modelo foi integrado ao ambiente ubíquo LOCAL e os resultados obtidos mostram a viabilidade da proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-06

Como Citar

BARBOSA, D. N. F.; SARMENTO, D. F.; BARBOSA, J. L. V.; GEYER, C. F. R. Em direção a Educação Ubíqua: aprender sempre, em qualquer lugar, com qualquer dispositivo. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14492. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14492. Acesso em: 28 mar. 2024.