As Construções Microgenéticas e o Design em Robótica Educacional

Authors

  • Daniel de Queiroz Lopes UFRGS
  • Lea da Cruz Fagundes UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14150

Keywords:

robótica educacional, construtivismo, epistemologia genética

Abstract

A partir da Epistemologia Genética de Jean Piaget, analisamos o papel do design nas construções microgenéticas dos esquemas conceituais envolvidos em projetos realizados em ambiente de robótica educacional. Discutimos a atividade de design como elemento necessário ao processo criativo, capaz de sustentar o desenvolvimento de ações com alto grau de
significação em relação aos projetos desenvolvidos. Apontamos a compreensão acerca das construções microgenéticas como fundamental para qualificar as aprendizagens e para caracterizar uma proposta construtivista, fornecendo subsídios teóricos que justifiquem a implementação de projetos na área de robótica educacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2006-12-22

How to Cite

LOPES, D. de Q.; FAGUNDES, L. da C. As Construções Microgenéticas e o Design em Robótica Educacional. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 2, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.14150. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14150. Acesso em: 1 jul. 2025.