Hiperdocumento Didático sobre o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos

Autores

  • Edilson Pontarolo UFRGS
  • Leila Maria Araújo Santos UFRGS
  • Luis Fernando Maximo UNIVALI
  • José Valdeni de Lima UFRGS
  • Rosa Maria Vicari UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13851

Palavras-chave:

classificação de solos, multimídia educacional, educação a distância

Resumo

O acesso linear ao grande volume de informações sobre o Sistema Brasileiro
de Classificação de Solos afeta negativamente a motivação dos alunos de ciência do
solo. Este trabalho descreve a modelagem de uma aplicação computacional organizada
para capturar uma abordagem didática do tema. A solução modelada consiste de um
hiperdocumento que agrega informações estruturadas e conteúdo hipermídia (texto,
hipertexto, imagens, áudio e vídeo) sobre o processo de classificação de solos. Um
protótipo da aplicação foi implementado e disponibilizado na Internet, baseado
inteiramente em ferramentas de software de acesso gratuito. Entretanto, sua validação
por alunos de ciência do solo não foi possível até o momento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2005-06-16

Como Citar

PONTAROLO, E.; SANTOS, L. M. A.; MAXIMO, L. F.; LIMA, J. V. de; VICARI, R. M. Hiperdocumento Didático sobre o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13851. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13851. Acesso em: 28 mar. 2024.