Análise Pedagógica e Ergonômica da Combinação de Diferentes Metodologias para o Ensino de Estrutura de Dados

Autores

  • André Luis Vieira Azevedo UFPA
  • Bruno Veloso dos Santos UFPA
  • Benedito Junior Almeida Leão UFPA
  • Jacó Rodrigues de Alfaia UFPA
  • Carlos dos Santos Portela UFPA
  • Fabricio de Souza Farias UFPA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.105997

Palavras-chave:

metodologia, ensino-aprendizagem, ergonomia, pedagogia.

Resumo

Existem diversas metodologias que visam melhorar o desempenho dos alunos, no entanto, uma que se adequa para um estudante pode ser ineficiente para outro. Com isso o índice de desmotivação e desinteresse nas disciplinas de programação só aumenta. No curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Pará isso é refletido em um elevado número de reprovações, que indica a necessidade da busca por novas metodologias para o ensino. Diante deste contexto, este trabalho visa avaliar o impacto pedagógico, ergonômico e de desempenho da aplicação de um conjunto de metodologias de ensino durante a disciplina de Estrutura de Dados I. Os resultados indicam que a metodologia proposta atende satisfatoriamente os critérios pedagógicos e ergonômicos, assim como, pode vir a auxiliar na redução do número de reprovações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

LUIS VIEIRA AZEVEDO, A.; VELOSO DOS SANTOS, B.; JUNIOR ALMEIDA LEÃO, B.; RODRIGUES DE ALFAIA, J.; DOS SANTOS PORTELA, C.; DE SOUZA FARIAS, F. Análise Pedagógica e Ergonômica da Combinação de Diferentes Metodologias para o Ensino de Estrutura de Dados. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.105997. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/105997. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC