Educational DataMining: A Study of the Factors That Cause School Dropout in Higher Education Institutions in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.105950Palavras-chave:
Educational DataMining, Mineração de Dados EducacionaisResumo
Context:In Brazil, there is a high dropout rate in higher education institutions. Thus, it is clear that evasion is a frequent problem and that it is necessary to analyze the factors that cause it to enable solutions that can mitigate/ reduce this problem. Objetive: (1)perform a correlation analysis (Pearson and Spearman) of the educational factores of the School Census; (2)propose school dropout prediction models taking into account educational and economic factors using regression methods (linear, robust, ridge, lasso, clusterwise regression). Methodology: used the phases of the CRISP-DM methodology. Results: the factors related to not allowing financial assistance are related to as evasion, namely: food, permanence, didactic material, transportation. There are also factors related to the study period. The regression robust and linear regression show fewer errors. Conclusion: the correlations used present the selection of factors in a similar way, thus following a linear distribution. This study can help to create more investment in public policies, as it ratifies factors are related to this dropout problem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).