INTERCONEXÕES DA GESTÃO PEDAGÓGICA NO MOODLE E A VISÃO DE PROFESSORES FORMADORES ATUANTES EM LICENCIATURAS

Autores

  • Fabiane da Rosa Domingues PPGE, UFSM
  • Adriana Moreira da Rocha Veiga PPGE- CE, UFSM
  • Thais Pulgatti Trindade PPGE, UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.79240

Palavras-chave:

AVEA MOODLE, docência superior, fluência tecnológica-pedagógica, gestão pedagógica e professor formador (PF).

Resumo

O artigo decorre de pesquisa, objetivando compreender como ocorre a
apropriação e a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), principalmente do Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) MOODLE pelos professores formadores dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Trata-se de pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, baseada em questionário on line a partir do Software Survey Monkey. Foram envolvidos os vinte e três (23) cursos de Licenciatura da UFSM, com a significativa participação de cem (100) professores formadores. Os resultados apontam que os professores formadores se apropriam e integram, ainda que sutilmente, algumas TDIC e recursos educacionais do MOODLE em sua prática pedagógica, que as metodologias utilizadas no processo ensino- aprendizagem tornam o professor gestor do processo formativo e desenvolver fluência tecnológica e pedagógica é o início de uma proposta inovadora, inerente às novas tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

DA ROSA DOMINGUES, F.; MOREIRA DA ROCHA VEIGA, A.; PULGATTI TRINDADE, T. INTERCONEXÕES DA GESTÃO PEDAGÓGICA NO MOODLE E A VISÃO DE PROFESSORES FORMADORES ATUANTES EM LICENCIATURAS. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79240. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79240. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ambientes virtuais de aprendizagem