MiniTeste: uma ferramenta ágil para aplicação de avaliações personalizadas

Autores

  • Rex A. C. Medeiros ECT/UFRN
  • André Bessa ECT/UFRN

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.75126

Palavras-chave:

tecnologia educacional, metodologias ativas, instrução por pares, avaliação, turmas numerosas.

Resumo

O uso da tecnologia pode potencializar metodologias que proporcionem uma
participação mais ativa dos estudantes. No caso de turmas numerosas, esses recursos tecnológicos tornam-se indispensáveis. Neste artigo, apresentamos a ferramenta MiniTeste para a aplicação e a gestão de avaliações rápidas e individualizadas, em papel ou dispositivo móvel. Discutiremos como suas funcionalidades podem viabilizar, no contexto brasileiro, dinâmicas de avaliação tendo por base testes conceituais curtos e frequentes e a interação entre os estudantes, permitindo a adaptação em tempo real a diferentes cenários de respostas por parte da turma. A ferramenta MiniTeste foi desenvolvida para dar suporte à implantação, em turmas numerosas, da combinação de duas metodologias, a saber, a sala de aula invertida e a instrução por pares, podendo ainda ser usada em vários outros contextos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-07-28

Como Citar

A. C. MEDEIROS, R.; BESSA, A. MiniTeste: uma ferramenta ágil para aplicação de avaliações personalizadas. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.75126. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/75126. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais