ENGAJAMENTO DE USUÁRIOS EM MUNDOS VIRTUAIS: UMA ANÁLISE TEÓRICA-PRÁTIC
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.67387Keywords:
Mundos Virtuais, Engajamento, Laboratórios Virtuais, Ambientes Virtuais Imersivos.Abstract
Com o advento das Tecnologias da Informação e da Comunicação em meio ao âmbito educacional, tornou-se imprescindível uma reflexão sobre os aspectos relacionados às interações dos usuários com os mundos virtuais voltados a educação e seus materiais pedagógicos. Neste sentido, a fim de colaborar com uma melhora na motivação destes usuários durante a navegação nestes ambientes, buscando evidenciar as características que os atraem e os satisfazem quando imersos nestes mundos virtuais, esse artigo tem como objetivo principal investigar os aspectos relacionados ao engajamento dos usuários em um laboratório virtual de física desenvolvido no OpenSimulator, sendo apresentado como resultado final um estudo de caso com uma pesquisa composta de uma análise teórica e prática das características de engajamento relevantes para ambientes virtuais imersivos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-07-26
How to Cite
HERPICH, Fabrício; MARGARIDA ROCKENBACH TAROUCO, Liane. ENGAJAMENTO DE USUÁRIOS EM MUNDOS VIRTUAIS: UMA ANÁLISE TEÓRICA-PRÁTIC. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67387. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67387. Acesso em: 5 sep. 2026.
Issue
Section
Teorias educacionais aplicadas à TIC
License
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
