Uso de um braço robótico como elemento de aprendizagem no ensino de Sistemas Operacionais

Authors

  • Rafael Henrique de Andrade FCT/UNESP
  • Maurício Araújo Dias FCT/UNESP
  • Raphael Garcia FCT/UNESP
  • Paula Tavares Pinto IBILCE/UNESP
  • Andreia Cristiane Silva Wiezzel FCT/UNESP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67340

Keywords:

robótica, sistemas operacionais, ensino, programação.

Abstract

A robótica pode ser aplicada ao ensino de variados temas em diferentes áreas do conhecimento, despertando muito interesse entre os estudantes. Considerando essa afirmação, neste artigo propõe-se uma maneira de melhorar qualitativamente a aprendizagem de estudantes em relação aos conceitos da disciplina Sistemas Operacionais. Para tanto, desenvolveu-se um software que propicia o uso de um braço robótico. Esse software se baseia em conceitos sobre Sistemas Operacionais para realizar toda a movimentação do braço e apresenta dados em interface de simples compreensão. Os resultados obtidos na aplicação do software e do braço robótico durante aulas de Sistemas Operacionais mostram que os estudantes tiveram maior facilidade em assimilar o conteúdo ensinado.

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Published

2016-07-26

How to Cite

HENRIQUE DE ANDRADE, R.; ARAÚJO DIAS, M.; GARCIA, R.; TAVARES PINTO, P.; CRISTIANE SILVA WIEZZEL, A. Uso de um braço robótico como elemento de aprendizagem no ensino de Sistemas Operacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67340. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67340. Acesso em: 2 may. 2025.

Issue

Section

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas