Análise sobre a gamificação em Ambientes Educacionais
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.61453Keywords:
Gamificação, ambientes educacionais, avaliação.Abstract
A gamificação é a utilização de elementos de jogos em outros contextos sem relação com jogos, sendo uma técnica bastante utilizada nos ambientes educacionais para motivar os alunos. O objetivo desse trabalho é identificar como é feita a avaliação da experiência e interação do usuário com a gamificação aplicada em ambientes educacionais. Foram analisados trabalhos que fazem experimentos controlados comparando um ambiente educacional com e sem gamificação. Nesses trabalhos, existe uma grande variação em relação ao contexto, ao tempo de duração, ao número de participantes e de elementos utilizados. As métricas empregadas foram obtidas através de implementações no ambiente e em questionários de satisfação. Espera-se que, com o levantamento de diferentes formas de experimentação, outros trabalhos possam avaliar a utilização da gamificação em ambientes educacionais.Downloads
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Published
2015-12-30
How to Cite
NUNES OGAWA, A.; GALDINO MAGALHÃES, G.; CAROLINA TOMÉ KLOCK, A.; GASPARINI, I. Análise sobre a gamificação em Ambientes Educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61453. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61453. Acesso em: 24 apr. 2025.
Issue
Section
Teorias educacionais aplicadas à TIC
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