CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE MEIO AMBIENTE, UTILIZANDO GEOTECNOLOGIAS

Autores

  • Álisson Passos Schleich Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • João Bernardes da Rocha Filho Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Regis Alexandre Lahm Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.57638

Palavras-chave:

Meio Ambiente. Geotecnologias. Google Earth TM.. Clube de Ciências.

Resumo

A pesquisa descrita neste artigo foi realizada com estudantes do 6° e 7º anos do ensino fundamental, pertencentes ao Projeto Clube de Ciências (Bio Clube), de um colégio privado da cidade de Porto Alegre, RS. O objetivo da investigação foi compreender como o uso de geotecnologias influencia a construção de conhecimentos sobre o tema meio ambiente. As atividades desenvolvidas consistiram na visualização e interpretação de imagens orbitais obtidas via software Google Earth TM, oficina com aparelhos de GPS, confecção de cartazes, entre outras. Para a coleta de dados foram utilizados: questionários, diário de classe, produções textuais e entrevistas. Os dados foram submetidos à Análise Textual Discursiva, descrita por Moraes e Galiazzi (2007). Da análise emergiram três categorias: O meio ambiente como objeto de estudo; Construção de conhecimentos em um Clube de Ciências; Aplicação de novas tecnologias na educação. A investigação permitiu concluir que o uso das geotecnologias no ensino favorece a aprendizagem, motiva os alunos no processo de construção de saberes, e permite a construção e reconstrução dos conhecimentos.

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Publicado

2015-07-28

Como Citar

PASSOS SCHLEICH, Álisson; BERNARDES DA ROCHA FILHO, J.; ALEXANDRE LAHM, R. CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE MEIO AMBIENTE, UTILIZANDO GEOTECNOLOGIAS. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57638. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57638. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia na educação