Comunidade de Pratica e Arte Computacional: Integração de Tecnologia

Autores

  • Lara Cristina Lara IFTM
  • Andre Souza Lemos IFTM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.144964

Palavras-chave:

arte computacional, comunidades de pratica, educação, revisão sistemática, ensino de arte

Resumo

Este estudo revisa a literatura para investigar a relação entre arte computacional e comunidades de pratica em ambientes escolares. Analisa como a arte computacional pode contribuir para a formação de comunidades de aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e digitais. A revisão abrange artigos de 2014 a 2023 de bases como Google Acadêmico, SciELO e Web of Science. Os resultados mostram que a arte computacional promove colaboração, criatividade e identidades digitais positivas, mas há lacunas, como a falta de estudos em escolas rurais e a necessidade de investigar impactos a longo prazo. A arte computacional e uma ferramenta promissora, mas requer pesquisa contínua.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-01-06

Como Citar

LARA, L. C.; LEMOS, A. S. Comunidade de Pratica e Arte Computacional: Integração de Tecnologia. RENOTE, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 1–10, 2025. DOI: 10.22456/1679-1916.144964. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/144964. Acesso em: 24 jun. 2025.

Edição

Seção

Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador