MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS: Um foco no aluno da Educação a Distância

Autores

  • Patricia Alejandra Behar UFRGS
  • Ketia Kellen Araújo da Silva UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.36395

Palavras-chave:

Educação a Distância(EAD), Aluno da EAD, Competências

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar um mapeamento de competências necessárias aos alunos da Educação a Distância (EAD). O estudo estabelece uma relação entre as competências e os alunos da modalidade a distância, destacando os conhecimentos, as habilidades e as atitudes vinculados a este modelo de ensino. Através da abordagem quali-quanti, por meio do estudo de caso exploratório e único realizou-seo mapeamento através da realização de um curso de extensão, que incluiu entrevistas e questionários. A análise consistiu na avaliação dos dados e no mapeamento final, constituído por um quadro de doze competências, quais são: fluência digital, autonomia, organização, planejamento, administração do tempo, comunicação, reflexão, presencialidade virtual, autoavaliação, auto-motivação, flexibilidade e trabalho em equipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

BEHAR, P. A.; SILVA, K. K. A. da. MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS: Um foco no aluno da Educação a Distância. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36395. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36395. Acesso em: 3 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos