Avaliação pedagógica do uso de telas interativas em salas de aula: estudo de caso qualitativo em uma escola municipal de Araruama - RJ

Authors

  • Sophia Rodrigues de Magalhães Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Rafael de Oliveira Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.149283

Keywords:

TDIC, Telas Interativas, Lousa Digital, Construcionismo

Abstract

O presente trabalho apresenta as percepções de professores de uma escola pública municipal de Araruama - RJ acerca das recém-instaladas telas interativas. Na literatura, tais telas são vistas como uma tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC) capaz de promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Baseado nas respostas coletadas junto aos professores, podemos afirmar que as telas interativas são capazes de estimular visualmente os alunos, atraindo maior atenção para os conteúdos apresentados. Por outro lado, diversos obstáculos são percebidos para o uso pleno dessa tecnologia, como a necessidade de formação adequada e suporte técnico, entre outros fatores.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-08-06

How to Cite

MAGALHÃES , Sophia Rodrigues de; COSTA , Rafael de Oliveira. Avaliação pedagógica do uso de telas interativas em salas de aula: estudo de caso qualitativo em uma escola municipal de Araruama - RJ. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 371–383, 2025. DOI: 10.22456/1679-1916.149283. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/149283. Acesso em: 11 aug. 2025.

Issue

Section

Interface Humano-Computador e Educação