Avaliação da usabilidade de uma plataforma web gamificada para o estudo da Unified Modeling Language

Authors

  • Adalberto Nunes de Menezes Universidade Federal de Itajubá
  • Rodrigo Duarte Seabra Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.149282

Keywords:

UML, PGE-UML, plataforma gamificada, teste de usabilidade

Abstract

Esta pesquisa avaliou a usabilidade de uma plataforma web gamificada para o estudo da Unified Modeling Language (UML). A plataforma disponibiliza tópicos para os estudantes de forma pedagógica e motivacional, utilizando elementos de gamificação. A avaliação da usabilidade foi realizada por meio de um teste de usabilidade e a experiência do usuário (UX) foi mensurada a partir de entrevistas com 14 estudantes voluntários de cursos de computação. Os resultados do teste apontaram que a plataforma possui boa usabilidade, alcançando 86,07 pontos no questionário System Usability Scale (SUS). As entrevistas realizadas também apontaram boa UX no uso da plataforma. A principal contribuição da pesquisa reside na importância da avaliação da usabilidade de plataformas gamificadas voltadas ao ensino.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-08-06

How to Cite

MENEZES, Adalberto Nunes de; SEABRA, Rodrigo Duarte. Avaliação da usabilidade de uma plataforma web gamificada para o estudo da Unified Modeling Language. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 357–370, 2025. DOI: 10.22456/1679-1916.149282. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/149282. Acesso em: 11 aug. 2025.

Issue

Section

Interface Humano-Computador e Educação