Classificação de vídeos educacionais do YouTube por níveis de ensino utilizando comentários: uma abordagem experimental.

Authors

  • Catrine dos Santos Oliveira UFSJ
  • Cristiano Grijó Pitangui UFSJ
  • Henrique Carlos Fonte Boa Carvalho UFU
  • Alessandro Vivas Andrade UFVJM
  • Luciana Pereira de Assis UFVJM
  • Fabiano Azevedo Dorça UFU

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.141600

Keywords:

YouTube, vídeos, educacional, classificacão

Abstract

O YouTube e uma plataforma voltada para vídeos que contempla conteúdos de várias áreas, incluindo a Educacional. Embora a ferramenta possua extenso material, seu mecanismo de busca e falho em alguns aspectos, o que é detrimental para alunos e professores que utilizam a plataforma no processo de ensino-aprendizagem. Esse trabalho utiliza Técnicas de Mineração de Texto, e de Aprendizagem de Máquina que usam os comentários dos vídeos como uma alternativa para classifica-los em diversas categorias educacionais. Realizou-se um extenso número de experimentos, e resultados demonstram que os classificadores JRIP, J48, e LMT são eficazes em classificar os vídeos em suas categorias educacionais, com acurácia de até 87%.

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Published

2024-07-31

How to Cite

OLIVEIRA, C. dos S.; PITANGUI, C. G.; CARVALHO, H. C. F. B.; ANDRADE, A. V.; ASSIS, L. P. de; DORÇA, F. A. Classificação de vídeos educacionais do YouTube por níveis de ensino utilizando comentários: uma abordagem experimental. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 589–599, 2024. DOI: 10.22456/1679-1916.141600. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/141600. Acesso em: 10 may. 2025.