Sistema de Desafios Abertos Inteligentes: um incremento computacional lúdico para se trabalhar o problema da aprendizagem

Autores

  • Othon C. Bastos Filho UFRGS
  • Margarete Axt UFRGS
  • Sofiane Labidi UFMA
  • Paloma Dias Silveira UFRGS
  • Nilson dos Santos Costa
  • Luis Carlos Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13803

Palavras-chave:

Estágios cognitivos, Abstração Reflexionante, Método Clínico, Multiagentes e Desafios Abertos.

Resumo

O trabalho contextualiza em linhas gerais ações da Tecnologia Educacional
aplicando técnicas da Inteligência Artificial com a teoria de Jean Piaget. Tal pesquisa,
ainda em fase de implementação, tem como hipótese que a partir de um incremento
lúdico, apoiado pela IA, será possível alcançar situações de aprendizagem e,
conseqüentemente, de desenvolvimento cognitivo para seu usuário. Isso se dá por meio
de estágios e a adaptabilidade do sistema com o usuário, ou seja, o usuário interage com
o sistema, tornado uma proposta de sistema construtivista, O IOCS faz parte de uma
proposta de plataforma-ambiente integrada entre o Laboratório Sistemas Inteligentes –
LSI/UFMA e o Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição –
LELIC/UFRGS e permitirá uma visualização do relacionamento entre os processos
mentais cognitivos e a emergência de emoções possibilitando ainda um suporte à
docência e à formação continuada em ambientes informatizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2005-06-16

Como Citar

BASTOS FILHO, O. C.; AXT, M.; LABIDI, S.; SILVEIRA, P. D.; COSTA, N. dos S.; FONSECA, L. C. Sistema de Desafios Abertos Inteligentes: um incremento computacional lúdico para se trabalhar o problema da aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13803. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13803. Acesso em: 28 mar. 2024.