Análise automática de atividades de introdução à programação com o scratch

Autores

  • Franciely Alves de Souza UFRPE
  • Taciana Pontual Falcão UFRPE
  • Rafael Ferreira Mello UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.126682

Palavras-chave:

Scratch, Programação em blocos, Dr.Scratch, Pensamento Computacional

Resumo

O objetivo do presente artigo é propor visualizações automáticas de avaliações de atividades feitas no Scratch, a fim de dar suporte para os professores no acompanhamento do aprendizado dos alunos. Foram geradas visualizações gráficas a partir de atividades de programação básica realizadas no Scratch com alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. As atividades foram avaliadas automaticamente através de uma versão modificada da ferramenta Dr. Scratch, e foram geradas visualizações gráficas na ferramenta online Data Studio. Os resultados apresentam as análises das atividades, onde o professor pode visualizar o desenvolvimento do aprendizado do aluno, e analisar quais são as possíveis dificuldades apresentadas por cada aluno ou turma, e consequentemente adaptar as aulas a fim de supri-las.

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

ALVES DE SOUZA, F. .; PONTUAL FALCÃO, T. .; FERREIRA MELLO, R. . Análise automática de atividades de introdução à programação com o scratch. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 348–357, 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126682. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/126682. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Software educacional