Um mapeamento sistemático sobre o ensino e aprendizagem de programação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.118419

Palavras-chave:

Programação, Ensino, Aprendizagem, Mapeamento Sistemático da Literatura

Resumo

Ensino de programação é uma tarefa difícil, devido à natureza complexa do
assunto, dos estereótipos associados e das disciplinas de programação muitas vezes não conseguirem estimular adequadamente o aprendizado do aluno. Para ajudar o desenvolvimento de pesquisas nessa área, este estudo tem como objetivo mapear as publicações nacionais sobre o ensino e aprendizagem de programação. Foi realizado um mapeamento sistemático da literatura reunindo os resultados provenientes de 390 estudos publicados nos principais eventos e revistas nacionais da área. Observou-se uma grande aplicação de estudos na educação básica e a preferência no uso de ferramentas como o Scratch para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de programação. Além disso, percebe-se uma baixa empregabilidade de teorias de aprendizagem e de técnicas de coletas de dados nos estudos reportados, e carência de avaliações que não sejam do tipo estudo de caso. Também foi verificada uma carência de pesquisas voltadas para tecnologias voltadas a alunos com necessidades especiais, sendo assim uma lacuna que pode ser preenchida por novos pesquisadores que se interessem por esse tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-28

Como Citar

REIS DA SILVA, T.; SILVA BARROS, I.; DA SILVA SOUSA, L. K.; LOPES DAMASCENO SÁ, A.; MACIEL SILVA, A. F.; SOUSA ARAUJO, M. C.; DA SILVA ARANHA, E. H. Um mapeamento sistemático sobre o ensino e aprendizagem de programação. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 156–165, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.118419. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118419. Acesso em: 29 abr. 2025.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem mediados por computador