Entre a proposta docente e a percepção discente: Reflexões sobre a tomada de consciência para o desenvolvimento do raciocínio espacial
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.118415Keywords:
raciocínio espacial e geométrico, tomada de consciência, Taxonomia Revisada de Bloom, ensino remotoAbstract
O desenvolvimento do raciocínio espacial constitui um desafio aos estudantes
ingressantes dos cursos de arquitetura e urbanismo. Este artigo relata um estudo que se aproveita do contexto de ensino remoto (ER) para refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem deste tipo de raciocínio. A ação docente se apoia no conceito de tomada de consciência de Piaget e na Taxonomia Revisada de Bloom para estruturar atividades que buscam promover o desenvolvimento de pensamentos de ordem superior em uma disciplina da formação inicial. A proposta docente foi comparada com produções e depoimentos dos estudantes. Os resultados apontam para fraquezas e oportunidades do ER para observar a evolução do desenvolvimento do raciocínio espacial dos discentes, e em particular, para auxiliar a ação docente no aperfeiçoamento das propostas didáticas.
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