FACEBOOK COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA DISCIPLINA DE BANCO DE DADOS

Autores

  • Patrícia Iuly de Castro de Souza Graduada em Licenciatura em Computação – IFTO, Campus Araguatins.
  • Claudiany Calaça de Sousa Acadêmica de Licenciatura em Computação – IFTO, Campus Araguatins.
  • Rogério Pereira de Sousa Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas (UNISINOS) - Professor do IFTO, Campus Araguatins.
  • Ramásio Ferreira Melo Mestre em Educação (UFSM) - Professor do IFTO, Campus Araguatins.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.79279

Palavras-chave:

Ensino aprendizagem, Colaboração, Facebook.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o potencial do trabalho colaborativo
mediado pelo Facebook, a partir da criação de um grupo privado, com alunos do Curso Técnico em Redes de Computadores no IFTO – Campus Araguatins, na disciplina de Banco de Dados. Foi adotada uma abordagem metodológica quanti-qualitativa, de caráter exploratório na forma de pesquisa-ação, que objetiva explorar a conduta dos alunos perante a realização de atividades utilizando o Facebook, a fim de, entender como esse espaço pode favorecer a aprendizagem colaborativa. Os resultados possibilitam analisar positivamente o quanto os alunos conseguiram colaborar, partilhar e interagir uns com os outros de forma ativa, concluindo que o uso planejado das redes sociais no processo educativo impulsiona a construção crítica e reflexiva de conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

IULY DE CASTRO DE SOUZA, P.; CALAÇA DE SOUSA, C.; PEREIRA DE SOUSA, R.; FERREIRA MELO, R. FACEBOOK COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA DISCIPLINA DE BANCO DE DADOS. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79279. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79279. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador