INTERCONEXÕES DA GESTÃO PEDAGÓGICA NO MOODLE E A VISÃO DE PROFESSORES FORMADORES ATUANTES EM LICENCIATURAS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.79240Palavras-chave:
AVEA MOODLE, docência superior, fluência tecnológica-pedagógica, gestão pedagógica e professor formador (PF).Resumo
O artigo decorre de pesquisa, objetivando compreender como ocorre aapropriação e a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), principalmente do Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) MOODLE pelos professores formadores dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Trata-se de pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, baseada em questionário on line a partir do Software Survey Monkey. Foram envolvidos os vinte e três (23) cursos de Licenciatura da UFSM, com a significativa participação de cem (100) professores formadores. Os resultados apontam que os professores formadores se apropriam e integram, ainda que sutilmente, algumas TDIC e recursos educacionais do MOODLE em sua prática pedagógica, que as metodologias utilizadas no processo ensino- aprendizagem tornam o professor gestor do processo formativo e desenvolver fluência tecnológica e pedagógica é o início de uma proposta inovadora, inerente às novas tecnologias.
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Publicado
2017-12-27
Como Citar
DA ROSA DOMINGUES, F.; MOREIRA DA ROCHA VEIGA, A.; PULGATTI TRINDADE, T. INTERCONEXÕES DA GESTÃO PEDAGÓGICA NO MOODLE E A VISÃO DE PROFESSORES FORMADORES ATUANTES EM LICENCIATURAS. RENOTE, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79240. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79240. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
Ambientes virtuais de aprendizagem
Licença
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