Um Caso de PBL Suportado pelo Moodle no Ensino de Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.79188Palavras-chave:
PBL, Moodle, EnfermagemResumo
Este relato de experiência mostra os resultados e reflexões obtidos da aplicação da metodologia Problem Based Learning (PBL) em uma disciplina de graduação em Enfermagem, na Universidade Federal de Santa Catarina. Uma turma foi dividida em dois grupos no estudo de um tópico de uma disciplina. Um destes grupos foi submetido à metodologia PBL, com trabalho em equipe, e o outro seguiu a metodologia tradicional, com aulas expositivas e estudo em duplas, sem o apoio tecnológico do Moodle. O processo foi suportado por um ambiente virtual de aprendizagem, o Moodle, para facilitar distribuição de conteúdo, comunicação virtual e avaliação por pares. Os resultados mostraram a eficácia do PBL no processo de aprendizagem e na motivação discente, enquanto revelaram algumas limitações do Moodle na mediação tecnológica.Downloads
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Publicado
2017-12-27
Como Citar
FERREIRA DE FARIAS, G.; NAZARETH AMANTE, L.; JOSÉ SPANHOL, F.; VIEIRA DE SOUZA, M.; BALBINOT REIS, J. Um Caso de PBL Suportado pelo Moodle no Ensino de Enfermagem. RENOTE, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79188. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79188. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
Teorias educacionais aplicadas à TIC
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