Identificação de Experiências da Adoção de Learning Analytics no Ensino de Engenharia de Software

Autores

  • Marcelo Werneck Barbosa PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.61459

Palavras-chave:

Learning Analytics, Engenharia de Software, Revisão Sistemática.

Resumo

O número de cursos de graduação e especialização em Engenharia de Software tem crescido nos últimos anos no Brasil. Atualmente, as instituições já dispõem de dados sobre a execução destes cursos que poderiam ser utilizados na análise de sua condução e identificação de melhorias. Uma possibilidade de avaliar este grande volume de dados pode ser por meio de Learning Analytics. Entretanto, existem poucos trabalhos ainda nesta área. Este trabalho exploratório-descritivo tem o objetivo de identificar experiências do uso de Learning Analytics no ensino de Engenharia de Software e fomentar a discussão deste tema. Foram encontrados poucos trabalhos neste contexto, o que demonstra a carência de estudos de Learning Analytics nesta área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

WERNECK BARBOSA, M. Identificação de Experiências da Adoção de Learning Analytics no Ensino de Engenharia de Software. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61459. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61459. Acesso em: 12 jun. 2025.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas