A Utilização do Facebook no Contexto Acadêmico: o Perfil de Utilização e as Contribuições Pedagógicas e para Educação em Saúde
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.57586Palavras-chave:
Facebook, instituições de educação superior (IES), tecnologias educacionais na área da saúde, comunidade virtual de aprendizagemResumo
O objetivo deste estudo é refletir sobre o uso do Facebook por discentes e docentes e seuspotenciais didático-pedagógicos. Sua utilização em relacionamentos sociais é significativa e
seus potenciais educacionais são progressivamente descobertos. Produções científicas acerca
da relevância desta rede social são recentes, caracterizando um campo que necessita
aprofundamento. Esta é uma pesquisa descritiva, qualitativa, que analisou dados obtidos a
partir de um instrumento com questões objetivas e discursivas em que houve a participação de
alunos e professores de cursos de graduação na área da saúde de uma IES filantrópica de
Curitiba. A amostra compreendeu 35% dos docentes e 55% dos discentes. Dentre os
resultados destacam-se que 75% dos participantes utilizam o Facebook mais de 5 dias na
semana e usam seu mensageiro para comunicação, em grupo ou individualmente. 39% dos
participantes utilizam o Facebook de maneira ativa, como autores de postagens de elaboração
própria, enquanto 61% são mais passivos, curtindo, comentando ou compartilhando
postagens de outrem. Nas considerações finais foram abordados processos da cultura
participativa, englobando contribuições do Facebook para: afiliação, expressões, circulação e
solução colaborativa; e o uso para formação e atuação profissional na saúde.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-07-28
Como Citar
EYNG POSSOLLI, G.; LINCOLN DO NASCIMENTO, G.; OLLÉ MENDES DA SILVA, J. A Utilização do Facebook no Contexto Acadêmico: o Perfil de Utilização e as Contribuições Pedagógicas e para Educação em Saúde. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57586. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57586. Acesso em: 8 maio. 2025.
Edição
Seção
Redes Sociais
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).