MOOCs: uma alternativa para a democratização do ensino

Autores

  • Rogério Cid Bastos Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC
  • Breno Biagiotti Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.50333

Palavras-chave:

MOOCs, blended learning, e-learning, conectivismo, educação permanente.

Resumo

Ainda considerado um fenômeno recente na área da educação, os MOOCs (Massive Online Open Courses) estão surgindo na web e capacitando milhares de pessoas ao redor do mundo. Porém eles não possuem um padrão definido e seu futuro é incerto. Diversos congressos estão discutindo as melhores formas de criar e disponibilizar esses cursos, que já apresentam algumas virtudes e deficiências bem evidentes. Neste artigo abordaremos alguns aspectos técnicos de como criar MOOCs atrativos e eficientes pedagogicamente, além de técnicas para diminuir a evasão dos alunos. Falaremos sobre a questão da certificação dos cursos oferecidos nessa modalidade e o desafio de torna-los economicamente viáveis. Abordaremos o novo papel do professor e como ele deve agir na criação de um MOOC.

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Publicado

2014-07-18

Como Citar

CID BASTOS, R.; BIAGIOTTI, B. MOOCs: uma alternativa para a democratização do ensino. RENOTE, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.50333. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/50333. Acesso em: 28 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos