ROBÓTICA EDUCACIONAL APLICADA À APRENDIZAGEM EM FÍSICA

Autores

  • Roseli Fornaza CCET/UCS
  • Carine G. Webber CCTI/UCS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.50275

Palavras-chave:

concepções em Física, robótica educacional, aprendizagem significativa, ensino fundamental.

Resumo

A aprendizagem em áreas complexas como a Física passa normalmente pela resolução de problemas. Diversos estudos têm demonstrado que somente a sala de aula não é suficiente para evitar a geração de concepções errôneas sobre conceitos abstratos como força e movimento. Por isso a inserção de ferramentas tecnológicas, tal como a Robótica, tem sido proposta. Neste trabalho apresenta-se um experimento realizado com alunos do 5º ano do ensino fundamental que visou identificar e desestabilizar concepções errôneas sobre gravidade, movimento e atrito. Kits de robótica foram utilizados para promover a aprendizagem de forma significativa e prática. Os resultados apontam que é possível inserir a Robótica e superar concepções errôneas ao longo da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-18

Como Citar

FORNAZA, R.; G. WEBBER, C. ROBÓTICA EDUCACIONAL APLICADA À APRENDIZAGEM EM FÍSICA. RENOTE, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.50275. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/50275. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos