Infografia na web para a inclusão digital de alunos surdos

Authors

  • Mariana Lapolli Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Tarcísio Vanzin UFSC
  • Vania Ribas Ulbricht UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.49826

Keywords:

infografia na web, inclusão digital, surdos

Abstract

Os conteúdos na web, geralmente, não são elaborados para pessoas que possuem algum
tipo de necessidade especial. No caso dos surdos, uma das dificuldades a serem enfrentadas é a diversidade de opções linguísticas que essas pessoas utilizam. Como esse grupo se orienta a partir da visão, parte-se do principio que materiais com forte apelo visual possa ser interessante para eles. Diante desse pressuposto, infografias na web voltadas para surdos foram desenvolvidas para o projeto “Educação Inclusiva: Ambiente Web acessível com Objetos de Aprendizagem para Representação Gráfica”, com apoio da CAPES e CNPq, cujo objetivo é desenvolver um ambiente web adaptável e acessível para representação gráfica na ótica da educação inclusiva. Neste artigo é apresentada uma dessas infografias, sendo que o objetivo é verificar a infografia desenvolvida para a inclusão digital de alunos surdos. Esta verificação foi realizada com um grupo de pessoas surdas que acessaram a infografia e as atividades relativas ao seu conteúdo e, posteriormente, participaram de entrevistas semiestruturadas, manifestando suas necessidades e preferências em relação à forma de apresentação dos conteúdos. Como resultado, esta pesquisa contribui para a inclusão digital de alunos surdos, mostrando-se relevante pelo aspecto social que envolve.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-07-18

How to Cite

LAPOLLI, M.; VANZIN, T.; RIBAS ULBRICHT, V. Infografia na web para a inclusão digital de alunos surdos. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.49826. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/49826. Acesso em: 9 may. 2025.