MCHQ-Alfa: Uma Proposta de Ferramenta para Aprendizagem da Língua Portuguesa na Educação de Surdos Utilizando o Potencial das Histórias em Quadrinhos Mediada por Mapa Conceitual

Autores

  • Maria Andréia Rodrigues dos Santos UFPA – Universidade Federal do Pará
  • Eloi Luiz Favero UFPA – Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.49822

Palavras-chave:

educação especial, informática na educação de surdos, ferramenta inclusiva, histórias em quadrinhos, mapa conceitual

Resumo

Este artigo apresenta a proposta de uma ferramenta voltada para a aprendizagem da Língua Portuguesa na Educação de Surdos. Esta proposta foi sustentada por um estudo da literatura existente na área, bem como pelas necessidades reais do Instituto Felipe Smaldone (IFS) em Belém/Pa. O MCHQ-Alfa é uma ferramenta lúdica que permite a construção de mapas conceituais e histórias em quadrinhos. Esta construção está organizada em níveis crescente de dificuldades e apresenta auxílio de recursos como imagens, vídeos em LIBRAS e a datilologia. O aluno poderá desenvolver seu mapa conceitual sobre um assunto previamente estudado, em seguida será possível criar sua história em quadrinhos, estimulando assim o fortalecimento de seu vocabulário, bem como sua produção textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-18

Como Citar

ANDRÉIA RODRIGUES DOS SANTOS, M.; LUIZ FAVERO, E. MCHQ-Alfa: Uma Proposta de Ferramenta para Aprendizagem da Língua Portuguesa na Educação de Surdos Utilizando o Potencial das Histórias em Quadrinhos Mediada por Mapa Conceitual. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.49822. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/49822. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos