Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) dos Tutores

Autores

  • Elena Maria Mallmann UFSM
  • Daniele da Rocha Schneider PPGIE/UFRGS
  • Mara Denize Mazzardo 8ªCRE/DP/NTE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.44468

Palavras-chave:

Educação a Distância, Tutoria, Fluência Tecnológico-Pedagógica

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa-ação sobre a fluência pedagógica dos tutores em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. Os objetivos foram conceituar fluência tecnológico-pedagógica e mapear as opiniões dos tutores sobre a relevância da fluência tecnológico-pedagógica na tutoria. Realizou-se revisão bibliográfica e aplicou- se questionário tipo survey aos tutores participantes de um curso de capacitação em fluência pedagógica. Os dados foram interpretados segundo a categoria mediação pedagógica. Como conclusões, ressalta-se que a atuação dos tutores precisa ser pautada com uma maior ênfase na fluência pedagógica para potencializar o processo ensino- aprendizagem mediado por tecnologias em rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-28

Como Citar

MARIA MALLMANN, E.; DA ROCHA SCHNEIDER, D.; DENIZE MAZZARDO, M. Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) dos Tutores. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44468. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44468. Acesso em: 28 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos