Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) dos Tutores

Elena Maria Mallmann, Daniele da Rocha Schneider, Mara Denize Mazzardo

Resumo


Este artigo é resultado de uma pesquisa-ação sobre a fluência pedagógica dos tutores em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. Os objetivos foram conceituar fluência tecnológico-pedagógica e mapear as opiniões dos tutores sobre a relevância da fluência tecnológico-pedagógica na tutoria. Realizou-se revisão bibliográfica e aplicou- se questionário tipo survey aos tutores participantes de um curso de capacitação em fluência pedagógica. Os dados foram interpretados segundo a categoria mediação pedagógica. Como conclusões, ressalta-se que a atuação dos tutores precisa ser pautada com uma maior ênfase na fluência pedagógica para potencializar o processo ensino- aprendizagem mediado por tecnologias em rede.

Palavras-chave


Educação a Distância, Tutoria, Fluência Tecnológico-Pedagógica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.44468

RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br