A (RE)CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO ESPACIAL ATRAVÉS DA TECNOLOGIA DO SENSORIAMENTO REMOTO: o desenho, as imagens orbitais e o texto.

Autores

  • Donarte Nunes dos Santos Júnior PUCRS
  • Regis Alexandre Lahm PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.15244

Palavras-chave:

Noção espacial, Desenho, Imagens orbitais, Texto

Resumo

O presente texto se situa entre um relato de pesquisa e um artigo. Assim, o texto apresenta uma profunda revisão de literatura seguida da apresentação de resultados de uma pesquisa já desenvolvida, através de uma dissertação de mestrado. O problema que a pesquisa tentou responder está relacionado a três questões básicas, a saber, (i) ao modo como estudantes de uma escola particular expressam, através do desenho, o espaço, o lugar onde vivem, (ii) às (re)construções que esses mesmos educandos fazem ao deparar seus desenhos com imagens orbitais, produtos advindos da tecnologia do Sensoriamento Remoto que retratam os referidos lugares e (iii) como essa noção, agora (re)construída, é expressa através de um texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Donarte Nunes dos Santos Júnior, PUCRS

Especialista no Ensino de Geografia, Mestre em Educação em Ciência e Matemática e Mestrando em Filosofia

Regis Alexandre Lahm, PUCRS

Doutor em Engenharia de Recursos Hídricos, coordenador do Laboratório de Tratamento de Imagens e Geoprocessamento

Downloads

Publicado

2010-07-30

Como Citar

DOS SANTOS JÚNIOR, D. N.; LAHM, R. A. A (RE)CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO ESPACIAL ATRAVÉS DA TECNOLOGIA DO SENSORIAMENTO REMOTO: o desenho, as imagens orbitais e o texto. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.15244. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/15244. Acesso em: 28 mar. 2024.