O PROCESSO DE LEITURA COMPARTILHADA EM AMBIENTE DIGITAL

Autores

  • Eunice Polonia UFRGS
  • Patrícia da Silva Campelo Costa UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.15228

Palavras-chave:

leitura, ambiente digital, editor de texto coletivo

Resumo

Este trabalho tem como propósito investigar como ocorre a leitura em ambiente digital, quando textos em língua estrangeira são produzidos a fim de serem compartilhados entre alunos que utilizam um editor eletrônico de texto coletivo. Partindo da noção de comunidades de prática, observa-se que a presença do leitor/colega, atuando como o interlocutor para o qual um texto é escrito, pode ter influência sobre o processo de escrita de aprendizes em ambiente digital, visto que a leitura passa a ser parte vital do processo de compartilhamento de produções textuais. Desse modo, são apresentados dados que refletem as interações, em meio eletrônico, entre alunos de língua estrangeira, que atuam como leitores e autores de textos produzidos no editor de texto coletivo. A partir do exame dessas interações, podemos observar que houve um feedback mútuo por parte dos alunos, que atuaram como revisores, leitores e apreciadores dos textos de seus colegas, construindo uma aprendizagem significativa em meio digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-07-30

Como Citar

POLONIA, E.; COSTA, P. da S. C. O PROCESSO DE LEITURA COMPARTILHADA EM AMBIENTE DIGITAL. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.15228. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/15228. Acesso em: 6 dez. 2023.