CONSTRUINDO NOVAS INTERAÇÕES: AVA E LOUSA DIGITAL INTERATIVA NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.15213Palavras-chave:
, lousa digital, interatividade, ensino superior, educação a distânciaResumo
Apresenta-se, neste artigo, o projeto piloto envolvendo o uso de lousas digitais interativas (LDI) por uma Instituição de Ensino Superior (IES) em disciplinas da graduação. As lousas digitais, no atual cenário pedagógico se consolidam, cada vez mais, como um recurso significativo no processo de ensino e aprendizagem, ficando evidenciado na dinâmica das aulas, no resultado motivacional do acadêmico e nas atividades de aprendizagem. São discutidos os desafios e as possibilidades, a interação das lousas com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), as competências técnicas e pedagógicas, a equipe envolvida, a formação dos docentes, os materiais digitais produzidos e os resultados do processo. Reflete-se ainda sobre o uso das tecnologias no ensino superior, sua incorporação nos espaços administrativos e pedagógicos, bem como as novas formas de ensinar e aprender mediadas pelas tecnologias. O projeto piloto resultou na implantação da metodologia e na ampliação do projeto em mais três unidades acadêmicas (UNA) na instituição.Downloads
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Publicado
2010-07-30
Como Citar
ZANETTE, E. N.; NICOLEIT, E. R.; GIACOMAZZO, G. F.; FIUZA, P. J.; SANTOS, C. R. dos. CONSTRUINDO NOVAS INTERAÇÕES: AVA E LOUSA DIGITAL INTERATIVA NO ENSINO SUPERIOR. RENOTE, Porto Alegre, v. 8, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.15213. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/15213. Acesso em: 3 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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