Um estudo comparativo da análise dos erros nos descritores do Spaece entre Fortaleza e o interior do Ceará com uso do algoritmo FP-Growth
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.149300Keywords:
avaliação em larga escala, mineração de dados, ciência de dados, fp-growth, spaeceAbstract
Este estudo investigou os padrões de erro em Matemática entre estudantes do 9º ano do ensino fundamental na avaliação em larga escala SPAECE para o ano de 2019, com o objetivo de comparar as dificuldades dos estudantes da capital Fortaleza e os municípios do interior do Ceara. Foram utilizadas técnicas da Ciência de Dados, com a aplicação do algoritmo FP-Growth, visando identificar padrões de dificuldades dos alunos. A análise comparativa entre os desempenhos dos estudantes revelou dificuldades comuns de aprendizado em geometria e em operações com números racionais e constatou que os alunos da capital tendem a cometer mais erros em conteúdos mais complexos, enquanto os do interior demonstram limitações em tópicos mais elementares. Esses achados evidenciam a necessidade de estratégias pedagógicas diferenciadas para o enfrentamento das defasagens de aprendizagem em Matemática.
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