Um estudo comparativo da análise dos erros nos descritores do Spaece entre Fortaleza e o interior do Ceará com uso do algoritmo FP-Growth

Authors

  • Gustavo Barreto de Souza Universidade Federal do Ceará
  • Marcos Vinicius de Andrade Lima Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.149300

Keywords:

avaliação em larga escala, mineração de dados, ciência de dados, fp-growth, spaece

Abstract

Este estudo investigou os padrões de erro em Matemática entre estudantes do 9º ano do ensino fundamental na avaliação em larga escala SPAECE para o ano de 2019, com o objetivo de comparar as dificuldades dos estudantes da capital Fortaleza e os municípios do interior do Ceara. Foram utilizadas técnicas da Ciência de Dados, com a aplicação do algoritmo FP-Growth, visando identificar padrões de dificuldades dos alunos. A análise comparativa entre os desempenhos dos estudantes revelou dificuldades comuns de aprendizado em geometria e em operações com números racionais e constatou que os alunos da capital tendem a cometer mais erros em conteúdos mais complexos, enquanto os do interior demonstram limitações em tópicos mais elementares. Esses achados evidenciam a necessidade de estratégias pedagógicas diferenciadas para o enfrentamento das defasagens de aprendizagem em Matemática.  

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Published

2025-08-06

How to Cite

SOUZA, Gustavo Barreto de; LIMA, Marcos Vinicius de Andrade. Um estudo comparativo da análise dos erros nos descritores do Spaece entre Fortaleza e o interior do Ceará com uso do algoritmo FP-Growth. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 560–571, 2025. DOI: 10.22456/1679-1916.149300. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/149300. Acesso em: 11 aug. 2025.

Issue

Section

Mineração de dados educacionais