Mapeamento sistemático de softwares para regulação da aprendizagem voltados ao desenvolvimento de competências profissionais

Authors

  • Isabella Cristina de Sá Novaes Leal IFSertãoPE
  • Felipe Omena Marques Alves CIn/UFPE
  • Alex Sandro Gomes CIn/UFPE
  • Aluísio José Pereira CIn/UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.149228

Keywords:

mapeamento sistemático, regulação da aprendizagem, competências profissionais

Abstract

Neste artigo, realizamos um mapeamento sistemático com o objetivo de identificar softwares que contribuem para a promoção da regulação da aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento de competências profissionais. Foram selecionados 21 artigos científicos, nos quais os softwares identificados foram classificados quanto ao tipo, à disponibilidade e à finalidade educacional. A análise dos estudos revelou que, em diversas situações, as regulações compartilhadas favorecem o desenvolvimento da autorregulação por parte dos aprendizes. Além disso, constatamos que o processo de regulação da aprendizagem está mais relacionado à atuação ativa do aprendiz do que aos recursos funcionais oferecidos pelos softwares. Assim, apresentamos contribuições relevantes para a prática da regulação da aprendizagem, com ênfase no aprimoramento de habilidades e competências profissionais.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-08-06

How to Cite

LEAL, Isabella Cristina de Sá Novaes; ALVES, Felipe Omena Marques; GOMES, Alex Sandro; PEREIRA, Aluísio José. Mapeamento sistemático de softwares para regulação da aprendizagem voltados ao desenvolvimento de competências profissionais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 204–217, 2025. DOI: 10.22456/1679-1916.149228. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/149228. Acesso em: 11 aug. 2025.

Issue

Section

Ensino e aprendizagem mediados por computador